Uni About

Sobre

1 OURIÇO – 365 PICOS. UMA HISTÓRIA POR DIA. TODOS OS DIAS. DEIXE-SE PICAR PELOS BONS MOMENTOS DA VIDA

 

Quem já se cruzou com estas bolas agrestes e espinhosas sabe que marcam. Intensamente. A dor violenta de um espinho cravado no pé; o prazer indescritível de segurar este ser singular nas mãos; o paladar exótico quando o comemos. O ouriço é um bicho cheio de «armadilhas químicas», como a anandamida, um neurotransmissor canabinóide que ativa a produção de dopamina no cérebro. O resultado: sensação de prazer! Viciante… Existem 950 espécies de ouriços, em todos os oceanos e em todas a profundidades - desde a costa até aos 5 mil metros abaixo do nível do mar. É um ser que tem tanto de universal como de local. Este é o nosso e é 100% português. Às vezes precisamos de ser picados para voltarmos a lembrar-nos do que realmente importa na vida. Deixe-se picar por este pedaço de Portugal e leve consigo memórias para reviver todos os dias.

 

 

 

NOME

UNI - nome japonês para ouriço-do-mar

UNI - (prefixo matemático) = 1
O inicio, único, singular.
Energia criativa e originalidade

 

PICADA

Como surgiu a ideia de criar uma peça a partir do ouriço português? Aconteceu precisamente um ano e meio depois de uma picada de ouriço, durante uma longa sessão de surf nas ondas da Ericeira. Quando o espinho não é retirado de imediato - e não foi -, vai cada vez mais fundo, até ao osso. E aí permanece, durante vários meses, até ser rejeitado pelo corpo. Só passado este tempo - 18 meses - a marca da picada desapareceu. Meses mais tarde, outra vez numa sessão de ondas, uma nova picada fez lembrar o longo período de tempo que a marca do ouriço tinha permanecido no pé. Um picada intensa, que perdura, desperta memórias e deixa uma marca profunda. Este poderia muito bem ser o símbolo de Portugal, que encerra a essência do País e que o representa na perfeição. Um objeto curioso e singular capaz de «picar» as pessoas e de lhes cravar a portugalidade no corpo e no espírito durante muitos e longos meses - 12, na verdade. Ou um ano. Ou 365 dias, tantos quantos os espinhos que o UNI tem.

 

SINGULAR

Um passo dentro de água, um espinho cravado no pé, um momento de dor e… muito mais. O choque, a violência do contacto e a dor dão lugar a outras sensações quando olhamos para lá da superfície. Lá em baixo está um ser singular, uma bola coberta de picos que, quando nos toca, consegue chegar ao âmago. Congela um pedaço ínfimo de tempo, o bastante para nos fazer parar e, muitas vezes, voltar a ordenar as nossas prioridades na vida. Uma picada de ouriço também pode ter este efeito. Fala a voz da experiência…

 

VICIANTE

Por baixo da armadura espinhosa está um elaborado laboratório químico onde são produzidas substâncias capazes de nos fazer repensar em que espectro colocamos a picada: na dor? Ou no prazer? A anandamida lança a dúvida. Este químico é um neurotransmissor canabinóide capaz de fazer disparar a produção de dopamina no cérebro. Onde é que tudo isto vai dar? A uma sensação de prazer. E sim, pode ser viciante. O prazer tem esta característica…

 

UNIVERSAL

São cerca de 950 as espécies de ouriços que se podem encontrar em todos os oceanos e em profundidades que vão desde a costa, rasa, até aos insondáveis 5 mil metros abaixo do nível do mar. O ouriço é universal - encontra-se em todos os oceanos - mas é também local - são tantas as espécies que a singularidade é garantida em todas as geografias. Mas este ouriço, o que inspirou o desenvolvimento do UNI, é só nosso e é 100% português. Atrevido, pronto para o picar e deixar a sua marca. Que também é a marca de Portugal. O gatilho que faz despertar uma memória de um momento único e irrepetível.

 

OBJETO

O primeiro objetivo foi perceber quantos espinhos tem um ouriço do mar. São centenas! Mas quantos poderiam garantir que a reprodução, em madeira, se aproximava da imagem real deste ser? 100? Não resultou… 200? Ainda estava longe. Mas com 300 espinhos a imagem começava a ganhar personalidade. E onde cabem 300 espinhos, cabem 365. E assim nasceu a ideia de construir um ouriço em madeira com um espinho por cada dia do ano.